Crianças nem sempre informam bem suas queixas. Então pode ser que seu filho esteja precisando usar óculos e nem por isso ele irá necessariamente te avisar que sua visão está embaçada. Além disso, existem outras indicações para uso de lentes corretivas que vão além da baixa visão. O principal exemplo são alguns tipos de estrabismo.
Então, a primeira medida para identificar se seu filho precisa de óculos é levá-lo a um exame oftalmológico de rotina, mesmo que você não note nada de errado! É obrigatório fazer o teste do olhinho na maternidade e, um pouco mais tarde, pelo menos um exame até o primeiro ano de vida. A seguir recomenda-se pelo menos um exame aos 3 anos e um com 5 anos. Se for necessário, mais visitas poderão ser solicitadas.
Não fique com medo da sua criança não cooperar, não identificar as letras corretamente ou qualquer outro motivo que possa dificultar o exame. Existem técnicas e aparelhos específicos para o exame dos pequenos.
Tem como eu saber se meu filho tem algum problema de visão?
Somente o exame médico trará certezas. No entanto, é interessante observar bem as atitudes do pequeno. Vamos listar no texto abaixo alguns sinais de alerta.
O coçar excessivo dos olhos, vermelhidão e lacrimejamento podem indicar sintomas relacionados a alergias oculares, mas também podem indicar necessidade do uso de óculos.
Dores de cabeça podem indicar problemas visuais também. Este sintoma é tão relacionado à necessidade de uso de óculos que muitos pediatras quando se deparam com crianças queixando de cefaleia logo pedem avaliação oftalmológica.
O olhinho torto também é sinal de alerta. Existe um tipo de estrabismo, chamado de esotropia acomodativa, que é tratado exclusivamente com a prescrição de grau. Neste caso específico, o uso do óculos corrige completamente o desvio ocular. Pacientes com exotropia intermitente, estrabismo que os olhos da criança se desviam “para fora”, também podem se beneficiar com a prescrição de óculos, mais especificamente com os óculos com lentes negativas!
E o fato da criança ficar muito próxima a televisão, é sinal da necessidade óculos?
Nem sempre! Muitas crianças têm “mania” de grudar os olhos na televisão. Mas a criança que se aproxima demais dos objetos para enxergar pode estar dando pistas que é portadora de miopia, dificuldade de ver de longe. Então não devemos menosprezar essa “mania”!
Converse com os professores
É na escola que muitos pais descobrem a necessidade do uso de óculos. A criança passa a ter dificuldade de enxergar o quadro e confundir letras. Uma boa conversa com os professores é uma ótima forma de saber se seu filho está enxergando adequadamente. Atrasos no desenvolvimento escolar e dificuldade em aprender as matérias podem indicar baixa acuidade visual. Observe também se seu filho fica muito irritado e desatento. Às vezes é por não estar enxergando bem que o jovem demonstra esse comportamento.
Mas ele vê até uma formiguinha….
Isso não é desculpa, hein! Existe uma condição chamada anisometropia. Um olho apresenta grau e o outro não. A pessoa acometida por isso enxerga bem de um olho e acaba nem percebendo que o outro olho está embaçado. Isso na criança é perigoso, pois são nos primeiros 5 anos de vida que a visão se desenvolve. O olho embaçado se não estimulado adequadamente não desenvolve e a baixa visão se torna definitiva. O nome dessa baixa visual definitiva é ambliopia. O seu tratamento é também na primeira infância com uso de óculos e em alguns casos tampão.
Então não vamos bobear! Fique de olho no seu filho, observe suas atitudes e os sinais de alerta e, mais importante, leve-o a um exame oftalmológico de rotina!