• Av. Brasil, 1831, sala 704, Santa Efigênia, B.H.
  • Seg - Sex 8.00 - 17.00

Exames oftalmológicos: saiba como cada um deles funciona

  • Teste da acuidade visual

 

Acuidade visual é a capacidade funcional da visão. Em outras palavras, é o quanto cada pessoa consegue enxergar. Este é o exame mais realizado na oftalmologia e tem grande importância para a saúde das crianças, já que a visão delas ainda está em formação. 

 

Em bebês e crianças pré-verbais, a medida da visão não é sempre objetiva. Afinal, não podemos esperar que a criança pequena informe bem sobre a sua visão. Por isso mesmo realizam-se testes subjetivos. O oftalmologista testa a visão infantil por meio de objetos, lanternas ou movimento das mãos para verificar se a criança fixa o olhar, o mantém e segue os objetos com os olhos. Pode ser usado outros artefatos como cartões com imagens (cartões de Teller) ou tambores listrados 

 

Nos adultos e crianças em fase verbal, o teste é realizado por meio de tabelas com objetos de diferentes tamanhos dispostos em fileiras e colunas a uma distância padrão de seis metros. A tabela mais usada é chamada de Snellen. Crianças que ainda não conhecem as letras e adultos não alfabetizados podem informar a visão por meio de desenhos ou com o “E” da tabela de Snellen, em que o paciente deve ser ensinado a apontar a direção da ponta da letra.

 

Em caso de pacientes com alteração neurológica ou que não informa a visão de maneira alguma existe o exame potencial visual evocado de varredura, no qual eletrodos são colocados na cabeça e imagens são apresentadas em um monitor à frente do paciente. As respostas emitidas pelo cérebro são lidas pelo aparelho que consegue estimar aproximadamente a acuidade visual do examinado. Não é um exame simples, nem fácil de ser encontrado, sendo reservado para casos muito específicos.

  • Motilidade ocular

 

O Teste Ortóptico é usado para avaliar a movimentação ocular. É indicado para diagnosticar e medir o tamanho do desvio ocular em pacientes com estrabismo, além de auxiliar no diagnóstico da ambliopia. O exame analisa o alinhamento dos olhos em todas as direções do olhar por meio do teste de cobertura (covertest) podendo ser necessário ou não o uso de prismas para avaliar o ângulo do desvio.

 

Por meio da motilidade ocular é possível avaliar o funcionamento dos músculos oculares, a visão de profundidade e patologias decorrentes de uma possível disfunção da musculatura dos olhos.

 

O exame deve ser realizado com a correção óptica do paciente (óculos ou lentes de contato) e não deve ser realizado com as pupilas dilatadas. É realizado tanto por médicos oftalmologistas quanto por ortoptistas. 

  • Teste de estereopsia

 

Estereopsia é o nome para visão binocular e nada mais é do que a capacidade do nosso cérebro de interpretar as imagens recebidas de maneira tridimensional. 

 

O teste mais usado para testar a visão de profundidade é o Titmus Test. Coloca-se óculos especiais (como os usados nos cinemas durante os filmes em 3D) e, na sequência, é apresentado ao paciente algumas figuras tridimensionais; o mesmo deve informar quais estão mais evidentes. Não é necessário dilatar a pupila, sendo de fácil execução, podendo ser realizado no consultório pelo médico oftalmologista em uma consulta de rotina. 

  • Teste do reflexo vermelho

 

O primeiro exame oftalmológico de uma pessoa deve acontecer ainda na maternidade. O chamado teste do olhinho, ou teste do reflexo vermelho, é obrigatório em alguns estados e faz parte da rotina do recém-nascido logo nos primeiros dias de vida. Não é um exame oftalmológico completo e trata-se de uma triagem para doenças oculares graves, como catarata congênita ou retinoblastoma.

 

Este teste pode ser realizado por pediatras, sendo realizado com um instrumento oftalmológico chamado oftalmoscópio. Esse aparelho emite uma luz que reflete nos olhos do bebê. O reflexo normal deverá ser vermelho brilhante, significando que não há nenhum impedimento para a formação da imagem na retina do bebê. Em caso de exame duvidoso ou reflexo anormal, o pediatra deverá encaminhar a criança ao oftalmologista o quanto antes para realização de exames mais precisos.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This field is required.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*This field is required.